Apenas para efeito de localização, achei que fosse conveniente fazer o apanhado de algumas informações pertinentes ao Parque Nacional da Tijuca. A razão desta pequena pesquisa é que acho muito importante a noção de localização geográfica dos setores visitados pelo grupo.
Talvez, para muitos, os lugares visitados sejam desconhecidos, mas este desconhecido tem que ter uma localização abrangente em nosso cérebro.
Esse exercício de localização geográfica é muito prazeroso e, tenho certeza que será de muita valia para as nossas próximas trilhas. Imaginem-se, por exemplo, fazendo uma trilha dentro da floresta da Tijuca e, por algum momento você para no caminho, no meio da imensidão verde, e começa a se perguntar: O que será que tem para o meu lado direito? será o Morro do Boréu? será que é o Maracanã? o Centro da Cidade, a Ilha do Governador? E do lado esquerdo?
É normal esta curiosidade. Os habitantes mais antigos guiavam-se pelos morros, pelos rios que atravessavam a cidade. Eram mais observadores da fases lunares, do sol, das estrelas. Mas tudo isso era bem mais fácil e prazeroso até o século XIX, pois não existiam os grandes edifícios trazidos pelo progresso. Façam essa pequena leitura e consultem o mapa, tentem localizar lugares já conhecidos. Assim, quando você estiver dentro de alguma trilha vai poder se situar melhor. Na próxima trilha levarei 1 binóculo e 1 bússola.
Vamos usar como exemplo o mapa que retirei do site: riodejaneiroaqui.com , assim ficará mais facil a compreensão. Enfim, pensando nisso fichei algumas informações e, espero que gostem.
PARQUE NACIONAL DA FLORESTA DA TIJUCA
-Criado e 1961
-Abrangência : Vários bairros das Zonas norte e Sul da cidade.
-Dividida em 4 setores: A - B - C - D
SETOR A - FLORESTA DA TIJUCA
-Histórico: Antiga reserva florestal criada no Império à mando de D.Pedro II. Com a devastação para o aproveitamento de madeira e plantio de café, surgiu a escassez de água na capital do Império e D. Pedro ordenou que se fizesse o replantio. No espaço de 13 anos foram plantadas 100.000 mudas, principalmente de exemplares da Mata Atlântica.
Atrativos: Passeios, trilhas pavimentadas, restaurantes,bosques, cachoeiras, Cascatinha Taunay, Mirante Excelsior, Pedra do Conde (728 m), Bico do Papagaio (975 m) e Pico da Tijuca (1021 m).
Abrangência: Jacarepaguá, Itanhangá, Barra da Tijuca, Grajaú e Tijuca.
Acesso: Alto da Boa Vista.
SETOR B - SERRA DA CARIOCA
Atrativos : Mirante do Corcovado, e Monumento do Cristo Redentor, Vista Chinesa, Mesa do Imperador e Mirante Dona Marta.
Abrangência: Alto da Boa Vista, Tijuca, Cosme Velho, Gávea, Horto, Jardim Botânico e Botafogo, Parque Lage e Jardim Botânico.
SETOR C - PEDRA BONITA E PEDRA DA GÁVEA
Atrativos: Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Pico da agulha.
Abrangência: São Conrado, Barra da Tijuca, Itanhangá e Alto da Boa Vista.
SETOR D - PRETOS FORROS E COVANCA
Esse setor não tem estrutura para visitação, está em fase de recuperação.
Abrangência: Jacarepaguá e parte de Grajaú
Fonte: riodejaneiroaqui.com
www.pedal.com.br
www.pedal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Galera, do lado direito do blog clicar em "INSCREVA_SE , SEJA MEMBRO.
Comente