sábado, 2 de janeiro de 2016

Pedra Branca Fev/2016




Data da Trilha : 28 de fevereiro de 2016

Localizado na divisa do bairro de Campo Grande e Realengo, o  Parque da Pedra Branca tem 12.500 hectares de extensão, com 1.025 metros de altura. e possui o pico culminante do Rio de Janeiro. A formação rochosa desta serra é composta de granitos de coloração rosa  à clara, daí o nome "Pedra branca". 
Esta unidade de conservação ambiental é um dos pontos mais isolados da cidade, pois possui poucas trilhas de acesso ao pico e, também poucas vias pavimentadas.

A flora  do Parque da Pedra Branca é coberta de espécies da Mata atlântica  como os cedros, jacarandás, jequitibás e Ipês.  A fauna também é bem   diversificada, assim , podemos encontrar jaguatiricas, preguiças-de-coleira,           tamanduás, tucanos, jacus e cotias. 

    O parque também guarda elementos culturais que datam desde o século                XVIII. Dentre estes  podemos citar antigos arqueodutos, represas e                          ruínas de antigas fazendas e pórticos.. Destacam-se       também o museu Nissi        da   Silveira , que da entrada pelo núcleo Pau da fome - e a casa da antiga              fazenda Piraquara do século XVIII.

Fonte: www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/







 
                          
















                                Próxima Trilha, Barra de Guaratiba..Fiquem atentos!

2 comentários:

  1. No mundo que vivemos as relações estão cada vez mais "liquidas". Este grupo "trilhas Maratonas" tem como objetivo estreitar as relações familiares e de amizade para ir à contramão da vida contemporânea que cada vez mais, tem pressa e faz das relações uma relação “liquida”. Este grupo se encontra em lugares, onde o ritmo das coisas é de profundas relações; é só observar a natureza na sua peculiaridade. Marcelo as suas resenhas sobre os locais a serem visitados e os, visitados, são de imensa importância para todos nós. Fiquem com Deus
    Neuma e Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que podemos construir juntos uma nova maneira ver o nosso mundo. A cada passo que damos nesse sentido, percebemos que necessitamos da natureza para entendermos a nossa existência...

      Excluir

Galera, do lado direito do blog clicar em "INSCREVA_SE , SEJA MEMBRO.

Comente