segunda-feira, 19 de junho de 2017

Saquarema, Início da Civilização



CONTEXTO 
Por volta dos anos 1000 a costa brasileira foi tomada pelos índios provenientes dos rios Madeira e Xingu, dois braços do rio Amazonas. Em 1500 Portugal invade e toma posse do Brasil. Para proteger as costas brasileiras contra as invasões piratas, Portugal organiza várias expedições guarda-costas. Como essas expedições exigiam grandes sacrifícios, o rei resolve enviar mais uma expedição e fundar uma colônia nas margens do Rio da Prata. 

À frente dessa expedição estava Martin Afonso de Souza, com poderes extraordinários concedidos pelo rei D.João III, através da Carta Régia datada de 20 de novembro de 1530 .Se repararem, a expediçãochegou ao Brasil, 100 anos antes da fundação da Capela da Padroeira da Cidade de Saquarema, 1630. Faço essa observação para que o leitor atento, perceba que a história não é apenas uma sucessão de fatos que acontecem de um  dia para o outro. No espaço de tempo entre um evento e outro acontecem coisas que, se não pesquisadas por historiadores assíduos, passam despercebidas.

Vieram com Martin Afonso : 1 frota com 2 naus, 1 galeão, 2 caravelas e uma tripulação de aproximadamente 400 homens. A expedição saiu de Lisboa em 3 de dezembro de 1530, Chegou a Baía de Todos os Santos em 13 de março de 1531, contornou Cabo Frio e; atracou em frente ao morro de Saquaremas - o morro da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, como pode-se ver  Figura 2.

Podemos perceber, à direita o local onde desembarcou a expedição de Martin Afonso de Souza. Fiz uma breve pesquisa sobre essa lagoa e descobri que em 2004 o governo local pretendia implementar a construção da Barra Franca, que segundo o objetivo seria favorecer a renovação da agua do oceano , evitando-se o asseroamento e aumentando a reprodução das espécies marinhas. Nos dias de hoje, no Brasil, não podemos, com a nossa opinião de leigos, saber exatamente o que é verdade ou mentira; se realmente a obra é necessária ou é apenas mais um meio dos políticos superfaturarem.Só podemos conclui que, caso o projeto siga adiante, o local que deveria ser tombado históricamente, desaparecerá.

VOLTANDO A NOSSA EXPEDIÇÃO

Chegando a Saquarema, alguns homens desembacaram e fizeram contato com indígenas de uma grande tribo, cujo chefe chamava-se Sapuguaçú. Esses índios moravam em choças de sapé ou tábua. Essas choças não tinham nenhuma divisão por dentro, apenas uma porta em cada extremidade.

Para se ter uma ideia dessas tribos, ainda na figura 2, onde podemos observar a grande quantidade de moradias que preenche o entorno da Lagoa. Tentem imaginar todo esse espaço todo tomado por choças.

Fig 3 - Tela retratando a dizimação dos Tamoios no RJ.


Os tamoios sempre foram amigos aliados dos franceses, por essa razão foram dizimados por ordem do então governador Antônio Salema. Salema reuniu o pessoal do Rio de JAneiro, Espírito Santo, São vicente, muitos portugueses e índios cristãos. 

O ÍNICIO DO MASSAGRE
Em 4 de agosto de 1575 a expedição que massacraria os Tamoios partiu para a aldeia. Eram 400 portugueses e 700 índios. Salema e sua gente cercou a aldeia num lugar hoje conhecido como Campo de Maraguá. Alí travou-se uma covarde luta, onde os Tamoios foram massacrados. 

Figura 4- Índio esculpido na Rocha. Teria sido mera coincidência?


Fig 5 - Caminho da Gruta - Vista maravilhosa
Vidas que foram ceifadas e que, a história que se conta nos livros não privilegia. homens, mulheres e crianças...índios! Na encosta da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, podemos perceber a imagem de um índio esculpida. Coincidência ou não, a natureza foi majestosa ao esculpir tão bela obra de arte. para os mais espiritualistas, aquela imagem representa a memória de um povo que viveu alí em perfeita harmonia, até a chegada dos invasores. Para quem conhece um pouco da história a imagem do índio é um meio que os espíritos encontraram de eternizarem sua passagem pelo local.Todos que passarem por alí e avistarem a figuara do índio esculpida na pedra se perguntarão: Será uma coincidência da natureza? Faça você o seu julgamento, mas sempre que se deparar por lá, não esqueça de se benzer na água santa da gruta pedir proteção aos tamoios. Na figura 4 temos a foto do índio esculpido.
Figura 6-Trilha para a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O caminho da purificação. Na Gruta encontramos a fonte com água santa..molhe o suas mãos e passe sobre a cabeça...peça com fé...

Figura 7- Quando for a Saquarema passeie pela orla - onde por mais de 1 século viveram os índios tamoios. Dizem os moradores do local que espíritos dos índios tamoios são vistos pescando com suas flechas e cestos.


Marcelo C Henrique






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galera, do lado direito do blog clicar em "INSCREVA_SE , SEJA MEMBRO.

Comente