Foto 1 - Litoral do Rio de Janeiro com a restinga de Marambaia. Site: riosurfpag.com.br |
Como, por exemplo, poderíamos nos referir à um lugar do qual gostamos muito, se ao menos não soubermos expressar minimamente a sua localização. Reparem na foto 1. Com as informação , poderíamos , por exemplo, dizer: -Cara, fui na Barra de Guaratiba, lá de cima pude avistar a Restinga de Marambaia. Que lugar lindo! É pertinho, fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Você pode ir pela linha amarela ou, se preferir pode ir seguindo a orla passando pelos bairros da Zona Sul. Viram quantas referências você já mencionou? Percebeu como o vocabulário geográfico se estende? E tudo isso você aprende na pratica, num exercício de puro prazer, fazendo trilhas.
A noção de espaço geográfico na antiguidade era muito mais aguçada. O homem de frente para o litoral tinha a vista do mar, olhava para a esquerda, para direita ou para o sul e contemplava os morros. Nos tempos atuais as grandes construções eesconderam grande parte dos acidentes geográficos das nossas vistas. Os lugares paradisíacos ficaram encobertos pelos apelos metropolitanos em busca de desenvolvimento. Hoje, esses lugares são como verdadeiros tesouros escondidos. São paisagens que guardam resquícios´do passado histórico e enchem de curiosidades a alma do historiador. Mas, há os que apenas querem desfrutar de um dia agradável e harmonioso com a natureza.
História
A Restinga de Marambaia foi utilizado para engorda dos escravos que chegavam em navios negreiros. Os escravos que morriam eram lançados ao mar, os que sobreviviam eram enviados para a ilha. O primeiro documento de posse da restinga data de 1856 em nome do comendador Breves. O comendador morreu no ano da República 1889 e passou a ilha para a sua viúva. A ilha passou para a Marinha em 1908 e foi instalada uma escola para aprendiz de marinheiros. Desde então a ilha é utilizada para treinamentos militares e pesquisas científicas.
Bem, a foto 1, como bem disse, foi retirada de um site: www.riosurfpag.com.br , isso por conta da sua natureza técnica explicativa. Mas, também tiramos algumas fotos e são elas que serão comentadas a partir de agora.
Foto 2- Tirada pelo celular da Letícia. |
A foto 2 representa a restinga de Marambaia. O lado esquerdo da foto espetacularmente tirada pela letícia, é o braço de terra que se vê na foto 1, que vem da Zona Sul da cidade acompanhando a orla. Ainda do lado esquerdo podemos perceber a praia. Do lado direito da foto temos a restinga.
Foto 3- Detalhe da vegetação que se forma na restinga.
Mas afinal, o que é restinga? Bem, vou tentar explicar de maneira bem simples e rápida. Citarei as fontes logo após o término das explanações. Acho importante citá-las, pois sempre tem os que querem se aprofundar um pouco mais no assunto. Eu por exemplo, não me aprofundo muito, apenas detenho algumas informações pertinentes e passo adiante, confesso que não me esforço em ser doutor no assunto.
Conforme as fontes consultadas, restinga são depósitos de areia formados a milhares de anos pelo recuo do mar. As Dunas por exemplo, são bancos de areia onde predominam as restingas. Esses bancos de areia desenvolvem uma vegetação diversificada : Floresta de alta restinga, de baixa restinga e vegetação arbustiva. O resumo do significado de restinga é exatamente este. É o suficiente para elucidar o leitor, pois, conforme já expressei, não há o interesse em se alongar muito no assunto. O importante é conhecer o mínimo para se admirar maisss!
Foto 4 - De Letícia M Henrique - Esta pedra é muito disputada para se tirar fotos. A paisagem é incrível!!! |
Foto 5 - De Letícia M Henrique -
Foto 5- Não falei que o local para foto era disputado!
|
Foto 12 - Foto do Celular da Letícia -Do alto da Pedra lá do morro do Telégrafo. Mais uma paisagem à desfrutar.
Foto 12- Letícia(Celular)
Bem, espero que tenham gostado. Vou postar mais fotos na página Trilhas & Maratonas. Até a Próxima. Seja membro deste blog e fique sabendo das novidades daqui. Basta clicar ao lado.
Marcelo Claudino Henrique
Fontes de Consulta:
Referências:
1-Azevedo, N.H.; Martini, A.M.Z.; Oliveira, A.A.; Scarpa, D.L.; PETROBRAS: USP, IB, LabTrop/BioIn (org.). Ecologia na restinga: uma sequência didática argumentativa. 1ed. São Paulo: Edição dos autores, Janeiro de 2014. 140p
1-Azevedo, N.H.; Martini, A.M.Z.; Oliveira, A.A.; Scarpa, D.L.; PETROBRAS: USP, IB, LabTrop/BioIn (org.). Ecologia na restinga: uma sequência didática argumentativa. 1ed. São Paulo: Edição dos autores, Janeiro de 2014. 140p
2-ww.infoescola.com/biomas/restinga/
3- www.riosurfpag.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Galera, do lado direito do blog clicar em "INSCREVA_SE , SEJA MEMBRO.
Comente